• Agência Covere
  • 14/06/2022

  Eixo elétrico: o que é, e quais suas características | <p>Por definição, o eixo elétrico auxiliar é aquele dotado de um dispositivo elétrico, contendo sistema de regeneração de energia cinética, a qual é convertida em torque auxiliar à combinação de veículos, sem

  Eixo elétrico: o que é, e quais suas características

<p>Por definição, o eixo elétrico auxiliar é aquele dotado de um dispositivo elétrico, contendo sistema de regeneração de energia cinética, a qual é convertida em torque auxiliar à combinação de veículos, sem substituir o sistema de tração principal. Esse eixo é um <br />
 sistema auxiliar de tração, permanecendo a impossibilidade do semirreboque circular por meios próprios, necessitando ainda do caminhão-trator a sua frente. <br />
De acordo com a Resolução Contran 956/22 e seu anexo, esse tipo de equipamento precisa atender alguns requisitos, como:</p>

<p>✓ A potência total do eixo auxiliar não pode ser superior à potência do cavalo mecânico, exceto quando se tratar de um veículo off road, desde que não utilize nenhuma via pública.</p>

<p>✓ Deverá contar com sistemas de segurança, evitando descargas elétricas, aceleração em caso de acidente ou quando o caminhão estiver estacionado, e também com um sistema inteligente que entenda quando o caminhão está subindo ou descendo, para evitar que haja aceleração em descidas ou que o sistema faça a regeneração de energia quando o caminhão estiver subindo.</p>

<p>✓ O sistema também precisará ser desativado completamente caso seja detectado que o ângulo entre o cavalo-mecânico e o implemento possa provocar instabilidade dinâmica no conjunto, como por exemplo, em curvas fechadas e garantir que nenhum sistema auxiliar de segurança tenha sua funcionalidade afetada.</p>

<p>✓ A energia recuperada pelo eixo elétrico auxiliar também poderá ser usada para alimentação de sistemas auxiliares, como unidades de refrigeração e dispositivos de aquecimento que possam estar instalados no implemento.</p>

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Por definição, o eixo elétrico auxiliar é aquele dotado de um dispositivo elétrico, contendo sistema de regeneração de energia cinética, a qual é convertida em torque auxiliar à combinação de veículos, sem substituir o sistema de tração principal. Esse eixo é um 
 sistema auxiliar de tração, permanecendo a impossibilidade do semirreboque circular por meios próprios, necessitando ainda do caminhão-trator a sua frente. 
De acordo com a Resolução Contran 956/22 e seu anexo, esse tipo de equipamento precisa atender alguns requisitos, como:

✓ A potência total do eixo auxiliar não pode ser superior à potência do cavalo mecânico, exceto quando se tratar de um veículo off road, desde que não utilize nenhuma via pública.

✓ Deverá contar com sistemas de segurança, evitando descargas elétricas, aceleração em caso de acidente ou quando o caminhão estiver estacionado, e também com um sistema inteligente que entenda quando o caminhão está subindo ou descendo, para evitar que haja aceleração em descidas ou que o sistema faça a regeneração de energia quando o caminhão estiver subindo.

✓ O sistema também precisará ser desativado completamente caso seja detectado que o ângulo entre o cavalo-mecânico e o implemento possa provocar instabilidade dinâmica no conjunto, como por exemplo, em curvas fechadas e garantir que nenhum sistema auxiliar de segurança tenha sua funcionalidade afetada.

✓ A energia recuperada pelo eixo elétrico auxiliar também poderá ser usada para alimentação de sistemas auxiliares, como unidades de refrigeração e dispositivos de aquecimento que possam estar instalados no implemento.


 

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