Tem extintor no carro? Então, fique atento à lei
Algumas normas do Código de Trânsito Brasileiro ainda causam surpresa, mesmo entre motoristas experientes. Um exemplo é a regulamentação sobre o extintor de incêndio nos veículo
Tem extintor no carro? Então, fique atento à lei
Tem extintor no carro? Então, fique atento à lei
Algumas normas do Código de Trânsito Brasileiro ainda causam surpresa, mesmo entre motoristas experientes. Um exemplo é a regulamentação sobre o extintor de incêndio nos veículos.
Desde 2015, o uso do extintor deixou de ser obrigatório para automóveis de passeio, após constatações de que seu uso era, na prática, ineficaz. Com o avanço da tecnologia automotiva, elementos como carburadores e distribuidores — comuns em incêndios veiculares — tornaram-se obsoletos.
Entretanto, a legislação atual ainda prevê uma exceção importante: embora o equipamento não seja mais exigido, caso esteja presente no veículo, ele deve seguir todas as especificações técnicas previstas. Caso contrário, o condutor poderá ser autuado.
Portanto, manter um extintor irregular no carro pode gerar multa, mesmo sem a obrigatoriedade do item. Sendo assim, é recomendável retirá-lo, caso não esteja em conformidade com a norma.
Voltar para UM LUGAR CHAMADO TRÂNSITO