Freio do futuro: sistemas elétricos começam a substituir o hidráulico
Há alguns anos, discute-se a possível substituição do tradicional sistema de freio hidráulico, que há décadas domina a indústria automotiva.
Freio do futuro: sistemas elétricos começam a substituir o hidráulico
Freio do futuro: sistemas elétricos começam a substituir o hidráulico
Há alguns anos, discute-se a possível substituição do tradicional sistema de freio hidráulico, que há décadas domina a indústria automotiva. Esse sistema utiliza fluido para transferir a força do pedal às rodas, com um duplo circuito para garantir segurança. No entanto, os avanços nos sistemas eletroeletrônicos abrem caminho para uma nova era na frenagem: o brake-by-wire.
As vantagens do freio eletrônico são significativas:
✓ Resposta de frenagem mais rápida, com redução na distância de parada
✓ Maior estabilidade direcional em frenagens de emergência
✓ Gerenciamento mais eficiente da transferência de peso
✓ Menor necessidade de manutenção, já que não utiliza fluido hidráulico
✓ Processo de fabricação mais simples, sem linhas hidráulicas
✓ Potencial economia de combustível pela redução de massa (dependendo da aplicação)
O brake-by-wire substitui o fluido por sinais eletrônicos. Sensores captam o movimento do pedal e as condições da estrada, enviando esses dados a uma central eletrônica que ajusta, com precisão, a pressão de frenagem em cada roda.
Diferentemente do sistema ABS tradicional — que transmite uma sensação pulsante ao motorista e exige maior força no pedal —, o freio eletrônico aplica pressão elevada de forma suave e contínua. No passado, sua confiabilidade gerava dúvidas, mas esse obstáculo parece estar próximo de ser superado.
Prova disso são os recentes anúncios de grandes fabricantes:
✓ Brembo – Sensify: pinças eletrônicas nas quatro rodas, ideal para veículos elétricos.
✓ ZF – EMB: combinação de freios hidráulicos dianteiros e eletrônicos traseiros, unindo eficiência e custo reduzido. Lançamento previsto para 2028, inicialmente limitado ao eixo traseiro.
✓ Bosch: mantém pinças hidráulicas, mas substitui o acionamento do cilindro-mestre por controle eletrônico.
Apesar das vantagens, todos esses sistemas têm custo mais elevado em relação aos freios convencionais. As informações são do site norte-americano Motor Illustrated.
Voltar para UM LUGAR CHAMADO TRÂNSITO