Conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito ocorre anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Em 2024, pela primeira vez, o tema foi escolhido por votação popular, sendo ele "A paz no trânsito começa
Semana Nacional de Trânsito 2024: “Paz no trânsito começa por você
Conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito ocorre anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Em 2024, pela primeira vez, o tema foi escolhido por votação popular, sendo ele "A paz no trânsito começa por você".
Durante a semana, todos os órgãos que integram o Sistema Nacional de Trânsito são convocados a promover ações que mobilizem a sociedade.
No mesmo período, celebra-se a Semana Nacional da Mobilidade, que inclui o Dia Mundial sem Carro (22 de setembro). O objetivo é incentivar a reflexão sobre os modos de deslocamento nas cidades e os graves impactos que o uso excessivo de veículos pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar social.
Segundo o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, a mensagem da Semana Nacional de Trânsito 2024 busca conscientizar os brasileiros sobre a importância coletiva de transformar o trânsito em um ambiente de paz.
“Estamos felizes com a participação do público. Foi a primeira vez que a população teve a oportunidade de escolher diretamente a frase a se trabalhar nas campanhas de 2024. Todos aqueles que participam do trânsito têm o compromisso de manter a paz, diminuir o número de sinistros, assim como tornar as estradas mais seguras”, destacou.
Um dos focos da Semana Nacional de Trânsito é enfatizar que a responsabilidade de tornar o trânsito um ambiente mais seguro e menos violento é de todos nós. Não basta apenas identificar os maus comportamentos; é necessário eliminá-los completamente.
O evento também busca destacar que o trânsito é um ambiente em que emoções são facilmente compartilhadas. A indignação, o estresse e a preocupação atravessam a lataria dos veículos e afetam os outros motoristas. Olhares furiosos ou amedrontados conectam mentes sensíveis, transformando a situação em caos. Porém, o oposto também é possível: empatia, colaboração e boas intenções podem criar um ambiente de harmonia. No trânsito, é essencial propagar esse "bom contágio".
Portanto, a construção de um trânsito mais seguro e harmonioso depende de uma mudança coletiva de atitude. Ao promover empatia, respeito e colaboração, podemos transformar o trânsito em um ambiente de paz duradoura. Cada um de nós tem um papel fundamental nessa transformação, e ao adotar comportamentos conscientes e responsáveis, não só melhoramos nossa convivência nas vias, como também contribuímos para o bem-estar de toda a sociedade. A paz no trânsito começa por cada um de nós, todos os dias.
📣 A paz no trânsito é o que todos desejamos! Que ela não dure apenas um dia ou um mês, mas que seja constante, sólida, duradoura... e contagiante! O grupo ATIVE apoia toda iniciativa que busque melhorar e pacificar nosso trânsito tão caótico e violento!
Voltar para UM LUGAR CHAMADO TRÂNSITO