• Agência Covere
  • 02/08/2024

Ressulcagem de pneus de veículos pesados: uma alternativa econômica | <p>Os pneus estão entre os principais custos operacionais para os transportadores rodoviários de cargas e passageiros. Devido às condições frequentemente precárias das rodovias, o desgaste dos pneus é acelerado. No entanto, existem métodos para

Ressulcagem de pneus de veículos pesados: uma alternativa econômica

<p>Os pneus estão entre os principais custos operacionais para os transportadores rodoviários de cargas e passageiros. Devido às condições frequentemente precárias das rodovias, o desgaste dos pneus é acelerado. No entanto, existem métodos para prolongar a vida útil desses componentes.</p>

<p>Ao contrário dos pneus de veículos leves, os pneus de veículos pesados possuem uma banda de rodagem mais grossa. Além da recapagem, esses pneus podem ser ressulcados. A ressulcagem é um processo que remove borracha do fundo dos sulcos, estendendo a vida útil do pneu. Este serviço, no entanto, deve ser realizado apenas por empresas especializadas para garantir a segurança.</p>

<p>Normalmente, os pneus que podem passar pelo processo de ressulcagem possuem uma marcação específica na carcaça, identificada com a palavra "regroovable" (ressulcável) em ambas as laterais.</p>

<p>O processo de ressulcagem geralmente remove 4 milímetros de borracha do fundo dos sulcos, mas é essencial manter uma espessura mínima de 2 milímetros acima da cinta de proteção, que é a cinta metálica mais externa do pneu, além de preservar o TWI (Tread Wear Indicator).</p>

<p>A ressulcagem deve ser realizada quando os sulcos ainda possuem 3 milímetros de profundidade. Se a profundidade for menor, o equipamento de corte pode atingir a cinta metálica do pneu, inutilizando-o.</p>

<p>Cada pneu possui recomendações específicas para a ressulcagem, conforme descrito nos manuais técnicos do fabricante. Essas especificações variam de acordo com o modelo do pneu, influenciando as medidas da largura e da profundidade dos sulcos após o processo de ressulcagem.</p>

Os pneus estão entre os principais custos operacionais para os transportadores rodoviários de cargas e passageiros. Devido às condições frequentemente precárias das rodovias, o desgaste dos pneus é acelerado. No entanto, existem métodos para prolongar a vida útil desses componentes.

Ao contrário dos pneus de veículos leves, os pneus de veículos pesados possuem uma banda de rodagem mais grossa. Além da recapagem, esses pneus podem ser ressulcados. A ressulcagem é um processo que remove borracha do fundo dos sulcos, estendendo a vida útil do pneu. Este serviço, no entanto, deve ser realizado apenas por empresas especializadas para garantir a segurança.

Normalmente, os pneus que podem passar pelo processo de ressulcagem possuem uma marcação específica na carcaça, identificada com a palavra "regroovable" (ressulcável) em ambas as laterais.

O processo de ressulcagem geralmente remove 4 milímetros de borracha do fundo dos sulcos, mas é essencial manter uma espessura mínima de 2 milímetros acima da cinta de proteção, que é a cinta metálica mais externa do pneu, além de preservar o TWI (Tread Wear Indicator).

A ressulcagem deve ser realizada quando os sulcos ainda possuem 3 milímetros de profundidade. Se a profundidade for menor, o equipamento de corte pode atingir a cinta metálica do pneu, inutilizando-o.

Cada pneu possui recomendações específicas para a ressulcagem, conforme descrito nos manuais técnicos do fabricante. Essas especificações variam de acordo com o modelo do pneu, influenciando as medidas da largura e da profundidade dos sulcos após o processo de ressulcagem.

Voltar para UM LUGAR CHAMADO TRÂNSITO