Embora o custo inicial de um carro elétrico seja elevado, sua manutenção é significativamente mais barata do que a de um veículo a combustão. Além do reabastecimento mais em conta, a manutenção e revisão de car
Veículo elétrico ou a combustão: qual tem a manutenção mais econômica?
Embora o custo inicial de um carro elétrico seja elevado, sua manutenção é significativamente mais barata do que a de um veículo a combustão. Além do reabastecimento mais em conta, a manutenção e revisão de carros elétricos são mais simples e econômicas em comparação com os veículos a combustão.
O principal fator para essa economia é a menor quantidade de peças móveis e itens de desgaste nos carros elétricos. Enquanto um motor a combustão tem cerca de 400 componentes, um motor elétrico possui apenas 50. Motores elétricos não requerem lubrificantes, ao contrário dos motores a gasolina, que precisam de trocas de óleo a cada 5 mil a 10 mil km. Portanto, itens como cárter, bomba e filtro de óleo são desnecessários em veículos elétricos.
Além disso, veículos elétricos não necessitam de velas de ignição, pois não há mistura ar-combustível a ser detonada por centelha. Também eliminam a necessidade de bomba de combustível, filtros de ar e combustível, mangueiras, virabrequim, biela e correias dentadas.
Outra vantagem dos carros elétricos é a ausência de transmissão convencional. Enquanto os carros a combustão possuem câmbios com diversas engrenagens, os carros elétricos possuem uma caixa de transmissão conectada diretamente ao diferencial.
Apesar da simplicidade na manutenção dos carros elétricos, é essencial que os serviços sejam realizados por profissionais especializados. Assim como as instalações elétricas requerem técnicos qualificados, a manutenção de veículos elétricos também exige profissionais treinados e bem preparados.
Voltar para UM LUGAR CHAMADO TRÂNSITO