• Agência Covere
  • 02/07/2024

Ônibus elétrico da VW carrega em 10 minutos com bateria de nióbio | <p> </p> <p>Embora os carros totalmente elétricos ainda possam gerar dúvidas sobre seu potencial real, a descarbonização do transporte avança firmemente. A CBMM, em parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus e a Toshiba, deu um grande passo a

Ônibus elétrico da VW carrega em 10 minutos com bateria de nióbio

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<p>Embora os carros totalmente elétricos ainda possam gerar dúvidas sobre seu potencial real, a descarbonização do transporte avança firmemente. A CBMM, em parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus e a Toshiba, deu um grande passo ao lançar a primeira bateria de íons de lítio com nióbio. Após seis anos de desenvolvimento, essa nova bateria utiliza tecnologia de óxidos mistos de titânio com adição de nióbio no ânodo das células, conhecida como NTO. Na prática, o nióbio substitui o grafite.</p>

<p>A nova bateria de nióbio pode ser carregada em apenas 10 minutos utilizando um pantógrafo de 300 kW, uma estrutura articulada que se conecta ao teto do ônibus. Com uma autonomia de 60 quilômetros, pode parecer limitada, mas a bateria é projetada para "Recarga de Oportunidade". Por exemplo, um ônibus urbano que para em uma estação de integração pode ser recarregado durante os poucos minutos em que está estacionado, desde que a estação esteja equipada com um pantógrafo de 300 kW.</p>

<p>Essa aplicabilidade não é apenas teórica, pois 90% das rotas metropolitanas percorrem menos de 60 quilômetros entre o ponto inicial e o final. Pontos de recarga suspensos já são usados para "abastecer" ônibus elétricos urbanos em cidades como Londres, por exemplo.</p>

<p>Uma vantagem adicional das novas baterias com nióbio é a maior durabilidade, alcançando até 10 mil ciclos de recarga, em contraste com os 5 mil ciclos da bateria Blade da BYD. Além disso, essas baterias operam a temperaturas mais baixas, o que aumenta a segurança e prolonga a vida útil das células.</p>

<p>A bateria também é mais leve, o que pode ajudar na autonomia final, já que, dessa forma, o peso do veículo é menor.</p>

<p>O primeiro modelo a utilizar a nova tecnologia é um ônibus rodoviário Volkswagen, que será usado internamente na CBMM em Araxá para o transporte de funcionários. Esse teste avaliará a confiabilidade e validará o sistema. Com o tempo, uma pequena frota será incorporada aos testes. Somente após essa fase será possível determinar os próximos passos para o lançamento do ônibus elétrico. A expectativa é que a bateria com tecnologia NTO esteja disponível no mercado em 2025, sendo fabricada pela Toshiba no Japão.</p>

 

Embora os carros totalmente elétricos ainda possam gerar dúvidas sobre seu potencial real, a descarbonização do transporte avança firmemente. A CBMM, em parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus e a Toshiba, deu um grande passo ao lançar a primeira bateria de íons de lítio com nióbio. Após seis anos de desenvolvimento, essa nova bateria utiliza tecnologia de óxidos mistos de titânio com adição de nióbio no ânodo das células, conhecida como NTO. Na prática, o nióbio substitui o grafite.

A nova bateria de nióbio pode ser carregada em apenas 10 minutos utilizando um pantógrafo de 300 kW, uma estrutura articulada que se conecta ao teto do ônibus. Com uma autonomia de 60 quilômetros, pode parecer limitada, mas a bateria é projetada para "Recarga de Oportunidade". Por exemplo, um ônibus urbano que para em uma estação de integração pode ser recarregado durante os poucos minutos em que está estacionado, desde que a estação esteja equipada com um pantógrafo de 300 kW.

Essa aplicabilidade não é apenas teórica, pois 90% das rotas metropolitanas percorrem menos de 60 quilômetros entre o ponto inicial e o final. Pontos de recarga suspensos já são usados para "abastecer" ônibus elétricos urbanos em cidades como Londres, por exemplo.

Uma vantagem adicional das novas baterias com nióbio é a maior durabilidade, alcançando até 10 mil ciclos de recarga, em contraste com os 5 mil ciclos da bateria Blade da BYD. Além disso, essas baterias operam a temperaturas mais baixas, o que aumenta a segurança e prolonga a vida útil das células.

A bateria também é mais leve, o que pode ajudar na autonomia final, já que, dessa forma, o peso do veículo é menor.

O primeiro modelo a utilizar a nova tecnologia é um ônibus rodoviário Volkswagen, que será usado internamente na CBMM em Araxá para o transporte de funcionários. Esse teste avaliará a confiabilidade e validará o sistema. Com o tempo, uma pequena frota será incorporada aos testes. Somente após essa fase será possível determinar os próximos passos para o lançamento do ônibus elétrico. A expectativa é que a bateria com tecnologia NTO esteja disponível no mercado em 2025, sendo fabricada pela Toshiba no Japão.

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