• Agência Covere
  • 27/06/2023

Afinal, pneus novos devem ir no eixo dianteiro ou traseiro? | <p>Muitas pessoas têm dúvidas sobre onde colocar pneus novos. Quando não é possível trocar todos os pneus, e apenas um par é substituído, é recomendado instalá-los nas rodas traseiras. Isso pode parecer estranho, mas é a opç

Afinal, pneus novos devem ir no eixo dianteiro ou traseiro?

<p>Muitas pessoas têm dúvidas sobre onde colocar pneus novos. Quando não é possível trocar todos os pneus, e apenas um par é substituído, é recomendado instalá-los nas rodas traseiras. Isso pode parecer estranho, mas é a opção mais segura.</p>

<p>Geralmente, pensamos que os pneus novos devem ir nas rodas dianteiras, já que a maioria dos carros possui tração nelas, o motor exerce mais peso e há maior carga de frenagem. Porém, a prática correta é colocar os pneus novos nas rodas traseiras.</p>

<p>A explicação para isso é que as rodas dianteiras são direcionais, o que permite ao motorista corrigir a trajetória caso haja perda de aderência. Por outro lado, nas rodas traseiras, não é possível fazer essa correção tão facilmente.</p>

<p>Dessa forma, pneus desgastados nas rodas traseiras aumentam o risco de perda de controle e podem levar a acidentes. É mais seguro manter os pneus mais gastos nas rodas dianteiras, garantindo que as rodas traseiras tenham o máximo de aderência possível.</p>

<p>Além disso, é recomendado praticar o "rodízio" dos pneus para prolongar sua vida útil. A cada 10 mil km, é aconselhável trocar os pneus dianteiros com os traseiros, alternando-os de posição. Por exemplo, o pneu dianteiro esquerdo passa para a roda traseira direita, e o pneu dianteiro direito vai para a roda traseira esquerda. Isso ajuda a distribuir o desgaste de forma mais uniforme em todos os pneus.</p>

<p>Resumindo, quando não for possível fazer o rodízio e for necessário apenas um par novo de pneus, é melhor instalá-los nas rodas traseiras e deixar os pneus mais gastos nas rodas dianteiras.</p>

Muitas pessoas têm dúvidas sobre onde colocar pneus novos. Quando não é possível trocar todos os pneus, e apenas um par é substituído, é recomendado instalá-los nas rodas traseiras. Isso pode parecer estranho, mas é a opção mais segura.

Geralmente, pensamos que os pneus novos devem ir nas rodas dianteiras, já que a maioria dos carros possui tração nelas, o motor exerce mais peso e há maior carga de frenagem. Porém, a prática correta é colocar os pneus novos nas rodas traseiras.

A explicação para isso é que as rodas dianteiras são direcionais, o que permite ao motorista corrigir a trajetória caso haja perda de aderência. Por outro lado, nas rodas traseiras, não é possível fazer essa correção tão facilmente.

Dessa forma, pneus desgastados nas rodas traseiras aumentam o risco de perda de controle e podem levar a acidentes. É mais seguro manter os pneus mais gastos nas rodas dianteiras, garantindo que as rodas traseiras tenham o máximo de aderência possível.

Além disso, é recomendado praticar o "rodízio" dos pneus para prolongar sua vida útil. A cada 10 mil km, é aconselhável trocar os pneus dianteiros com os traseiros, alternando-os de posição. Por exemplo, o pneu dianteiro esquerdo passa para a roda traseira direita, e o pneu dianteiro direito vai para a roda traseira esquerda. Isso ajuda a distribuir o desgaste de forma mais uniforme em todos os pneus.

Resumindo, quando não for possível fazer o rodízio e for necessário apenas um par novo de pneus, é melhor instalá-los nas rodas traseiras e deixar os pneus mais gastos nas rodas dianteiras.

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