• Agência Covere
  • 27/04/2023

Principais causas de problemas nos freios dos veículos pesados. | <p>Infelizmente, é comum vermos notícias de que algum veículo pesado perdeu os freios e causou um acidente. Mas que motivos fazem esses veículos perderem os freios?<br /> Veículos pesados, em sua maioria, usam sistema de freio a tambor, e para fazer o acionamento

Principais causas de problemas nos freios dos veículos pesados.

<p>Infelizmente, é comum vermos notícias de que algum veículo pesado perdeu os freios e causou um acidente. Mas que motivos fazem esses veículos perderem os freios?<br />
Veículos pesados, em sua maioria, usam sistema de freio a tambor, e para fazer o acionamento das lonas para gerar o atrito e desacelerar o caminhão ou ônibus, é usado ar, sendo assim, o sistema de freios é pneumático.<br />
Pode-se apontar como uma das causas para o problema a falta de manutenção dos componentes do sistema de freio. Dessa forma, é necessário checar periodicamente a integridade dos acionadores, lubrificar eixos e trocar o elemento filtrante do ar. Também devem ser verificadas e substituídas, caso estejam ressecadas, as mangueiras do sistema, já que um vazamento de ar pode prejudicar o acionamento dos freios. Além da falta de manutenção, o aquecimento das lonas pode prejudicar a eficiência de frenagem, ao ponto do caminhão não conseguir mais parar e até mesmo pegar fogo pela alta temperatura.<br />
Por fim, a falta de treinamento e excesso de confiança na utilização do veículo também faz com que se abuse do sistema de freio, chegando ao aquecimento e ineficácia do conjunto, o que pode levar a acidentes.</p>

<p>📣 Em nossas inspeções todo sistema de freio é verificado, sendo que além do exame visual, o veículo ainda é submetido ao teste no frenômetro (equipamento que mede a eficiência e desequilíbrio na frenagem em todos os eixos do veículo).</p>

Infelizmente, é comum vermos notícias de que algum veículo pesado perdeu os freios e causou um acidente. Mas que motivos fazem esses veículos perderem os freios?
Veículos pesados, em sua maioria, usam sistema de freio a tambor, e para fazer o acionamento das lonas para gerar o atrito e desacelerar o caminhão ou ônibus, é usado ar, sendo assim, o sistema de freios é pneumático.
Pode-se apontar como uma das causas para o problema a falta de manutenção dos componentes do sistema de freio. Dessa forma, é necessário checar periodicamente a integridade dos acionadores, lubrificar eixos e trocar o elemento filtrante do ar. Também devem ser verificadas e substituídas, caso estejam ressecadas, as mangueiras do sistema, já que um vazamento de ar pode prejudicar o acionamento dos freios. Além da falta de manutenção, o aquecimento das lonas pode prejudicar a eficiência de frenagem, ao ponto do caminhão não conseguir mais parar e até mesmo pegar fogo pela alta temperatura.
Por fim, a falta de treinamento e excesso de confiança na utilização do veículo também faz com que se abuse do sistema de freio, chegando ao aquecimento e ineficácia do conjunto, o que pode levar a acidentes.

📣 Em nossas inspeções todo sistema de freio é verificado, sendo que além do exame visual, o veículo ainda é submetido ao teste no frenômetro (equipamento que mede a eficiência e desequilíbrio na frenagem em todos os eixos do veículo).

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