• Agência Covere
  • 08/02/2023

Direção hidráulica, elétrica e eletrohidráulica: qual a diferença? | <p>Atualmente, a direção com assistência elétrica é a mais usada na indústria automotiva. Esse sistema utiliza-se de um motor elétrico para aliviar o peso da direção no lugar da bomba hidráulica. Ele é mais simples e permite

Direção hidráulica, elétrica e eletrohidráulica: qual a diferença?

<p>Atualmente, a direção com assistência elétrica é a mais usada na indústria automotiva. Esse sistema utiliza-se de um motor elétrico para aliviar o peso da direção no lugar da bomba hidráulica. Ele é mais simples e permite uma amplitude maior de regulagens, sendo extremamente leve em manobras. O motivo da popularização se dá pelo fato desse sistema não usar a força do motor para aliviar o peso da direção, trazendo redução no consumo e nas emissões. Ela tem ainda a vantagem de ser mais compacta, sobrando espaço no cofre do motor para outros acessórios e de quebra, por não precisar de um fluido hidráulico, não é preciso preocupação com vazamentos e trocas do óleo do sistema.<br />
Por sua vez, a direção hidráulica surgiu no Brasil em 1967 com o Ford Galaxie. Esse sistema utiliza uma bomba hidráulica para aliviar o esforço ao esterçar o carro. A bomba é tocada por uma correia ligada ao motor, “tomando” um pouco da força dele. Já a direção eletrohidráulica é um meio-termo. Ela mantém a bomba hidráulica para aliviar o peso, mas em vez de usar a força do motor, usa um motor elétrico para ser acionado. Por isso, esse sistema lembra mais o da direção hidráulica, porém sem ter a potência “roubada” do propulsor. O lado negativo fica por conta de ainda ser preciso preocupar-se com o fluido do sistema.</p>

Atualmente, a direção com assistência elétrica é a mais usada na indústria automotiva. Esse sistema utiliza-se de um motor elétrico para aliviar o peso da direção no lugar da bomba hidráulica. Ele é mais simples e permite uma amplitude maior de regulagens, sendo extremamente leve em manobras. O motivo da popularização se dá pelo fato desse sistema não usar a força do motor para aliviar o peso da direção, trazendo redução no consumo e nas emissões. Ela tem ainda a vantagem de ser mais compacta, sobrando espaço no cofre do motor para outros acessórios e de quebra, por não precisar de um fluido hidráulico, não é preciso preocupação com vazamentos e trocas do óleo do sistema.
Por sua vez, a direção hidráulica surgiu no Brasil em 1967 com o Ford Galaxie. Esse sistema utiliza uma bomba hidráulica para aliviar o esforço ao esterçar o carro. A bomba é tocada por uma correia ligada ao motor, “tomando” um pouco da força dele. Já a direção eletrohidráulica é um meio-termo. Ela mantém a bomba hidráulica para aliviar o peso, mas em vez de usar a força do motor, usa um motor elétrico para ser acionado. Por isso, esse sistema lembra mais o da direção hidráulica, porém sem ter a potência “roubada” do propulsor. O lado negativo fica por conta de ainda ser preciso preocupar-se com o fluido do sistema.

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