• Agência Covere
  • 27/01/2023

Gasolina sem petróleo? É possível? | <p>Sim, é possível! Apesar do futuro da indústria automotiva ser a eletrificação, a Porsche acredita que os motores a combustão vão sobreviver ainda por muitos anos. Para isso, a montadora alemã acaba de anunciar o início da produç

Gasolina sem petróleo? É possível?

<p>Sim, é possível! Apesar do futuro da indústria automotiva ser a eletrificação, a Porsche acredita que os motores a combustão vão sobreviver ainda por muitos anos. Para isso, a montadora alemã acaba de anunciar o início da produção do seu novo combustível sintético, em parceria com a empresa chilena HIF (Highly Innovative Fuels), em Punta Arenas (Chile). Para a fabricação da chamada gasolina sem petróleo, também conhecida como eFuel, é utilizada a energia eólica. A principal vantagem desse novo combustível é neutralizar o carbono resultante de sua queima nos veículos. A novidade também aproveita a infraestrutura atual de abastecimento, já que também é armazenada na forma líquida e funciona perfeitamente em motores convencionais a combustão. O novo combustível é fabricado a partir de um processo físico-químico denominado hidrólise, que utiliza como matéria-prima hidrogênio e o dióxido de carbono. Vale destacar que o dióxido de carbono retirado da atmosfera durante a fabricação dessa nova gasolina é um dos principais causadores do efeito estufa. Com isso, ganha o meio ambiente e, consequentemente, acabaria com a dependência de um recurso natural que inevitavelmente irá acabar e tende a ficar cada vez mais caro.</p>

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Sim, é possível! Apesar do futuro da indústria automotiva ser a eletrificação, a Porsche acredita que os motores a combustão vão sobreviver ainda por muitos anos. Para isso, a montadora alemã acaba de anunciar o início da produção do seu novo combustível sintético, em parceria com a empresa chilena HIF (Highly Innovative Fuels), em Punta Arenas (Chile). Para a fabricação da chamada gasolina sem petróleo, também conhecida como eFuel, é utilizada a energia eólica. A principal vantagem desse novo combustível é neutralizar o carbono resultante de sua queima nos veículos. A novidade também aproveita a infraestrutura atual de abastecimento, já que também é armazenada na forma líquida e funciona perfeitamente em motores convencionais a combustão. O novo combustível é fabricado a partir de um processo físico-químico denominado hidrólise, que utiliza como matéria-prima hidrogênio e o dióxido de carbono. Vale destacar que o dióxido de carbono retirado da atmosfera durante a fabricação dessa nova gasolina é um dos principais causadores do efeito estufa. Com isso, ganha o meio ambiente e, consequentemente, acabaria com a dependência de um recurso natural que inevitavelmente irá acabar e tende a ficar cada vez mais caro.

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