O valor investido para se comprar um carro elétrico é bem alto, é verdade. Porém, sua manutenção é mais barata que a do veículo a combustão! Além do ‘abastecimento’ mais em conta, a manutenção e revis&
Veículo elétrico ou a combustão, qual tem a manutenção mais barata?
O valor investido para se comprar um carro elétrico é bem alto, é verdade. Porém, sua manutenção é mais barata que a do veículo a combustão! Além do ‘abastecimento’ mais em conta, a manutenção e revisão de carros elétricos são bem mais simples e baratas quando comparado com um motor a combustão.
O principal motivo por trás desse menor valor é a quantidade de peças móveis presentes em cada um, assim como itens de desgaste. Enquanto o modelo a combustão possui cerca de 400 componentes, o veículo elétrico possui apenas 50. O motor elétrico não precisa de lubrificante – que nos veículos a gasolina devem ser trocados entre 5 mil a 10 mil km – então esqueça do cárter, da bomba e do filtro de óleo.
Por não haver necessidade de centelha para fazer a explosão da mistura ar-combustível, as velas de ignição desaparecem nos veículos elétricos. Uma vez que é ‘abastecido’ por energia elétrica, pode cortar da sua despesa também os gastos com bomba de combustível, filtros (de ar e combustível) e mangueira, além de virabrequim, biela e corrente/correia dentada.
Outra vantagem na manutenção do carro elétrico está atrelado a ausência da transmissão convencional. Nos carros de ciclo otto, o câmbio possui diversas engrenagens, já os elétricos, por sua vez, possuem a caixa ligada de forma direta ao diferencial.
📢 Mesmo que a manutenção dos carros elétricos seja bem mais simples, os serviços devem ser feitos por profissionais especializados. Assim como as redes elétricas são feitas por pessoas com conhecimento na área, o mecânico desse segmento também deve estar preparado.
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