O direito ao uso de vagas reservadas para idosos é uma garantia para cidadãos com mais de 60 anos. Para tornar esse benefício mais acessível e prático, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) está reforçando a importância da creden
Senatran reforça alerta sobre credencial digital de estacionamento para idosos
O direito ao uso de vagas reservadas para idosos é uma garantia para cidadãos com mais de 60 anos. Para tornar esse benefício mais acessível e prático, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) está reforçando a importância da credencial de estacionamento digital.
Agora, ao completar 60 anos, os condutores receberão uma notificação da Senatran por e-mail ou push alertando sobre a emissão da credencial digital. Com isso, quem ainda não possui o documento poderá solicitá-lo facilmente, enquanto aqueles que já o têm serão lembrados de vinculá-lo ao veículo.
A novidade elimina a necessidade da versão física da credencial, que antes precisava ser colocada no painel do carro. O objetivo da Senatran é garantir que os idosos possam usufruir desse direito com mais comodidade e segurança.
Atualmente, mais de 16 milhões de idosos e 3,4 milhões de pessoas com deficiência habilitadas podem obter a credencial digital por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Antes, o documento era emitido por estados e municípios e precisava ser impresso. Desde outubro do ano passado, porém, a versão digital passou a ter validade em todo o Brasil.
O processo é totalmente online e permite ao beneficiário optar entre a versão impressa, disponível no Portal da Senatran, ou a digital, acessível pelo aplicativo CDT. Além disso, a credencial para idosos agora é vitalícia, enquanto a de pessoas com deficiência permanece válida enquanto houver registro na base de dados oficial.
Para garantir a regularidade da credencial digital, ela pode ser vinculada a apenas um veículo por vez, mas a troca pode ser feita sempre que necessário. Caso o documento seja perdido ou inutilizado, é possível cancelá-lo e solicitar uma nova versão pelo próprio sistema.
Durante a fiscalização, agentes de trânsito e policiais podem verificar a autenticidade da credencial diretamente pelo QR code ou pela placa do veículo, garantindo mais segurança e evitando fraudes.
Voltar para UM LUGAR CHAMADO TRÂNSITO