• Grupo Ative
  • 22/04/2021

O que é biocombustível? | Os biocombustíveis são os recursos naturais biológicos de origem não fóssil que podem ser utilizados como fonte de energia.

O que é biocombustível?

Os biocombustíveis são os recursos naturais biológicos de origem não fóssil que podem ser utilizados como fonte de energia.

São empregados como uma alternativa mais limpa e econômica em relação aos combustíveis fósseis. As principais vantagens dos biocombustíveis estão no fato de serem renováveis e apresentarem índices de poluição mais reduzidos. Atualmente, os principais exemplos são o etanol, o biodiesel, o biogás e a queima de restos agrícolas em usinas termoelétricas.

Para produção de biocombustível, em sua grande maioria, são utilizadas plantas oleaginosas. A cana-de-açúcar é muito empregada para a produção de etanol no Brasil, ao passo que, em outros lugares, como nos Estados Unidos, a matéria-prima empregada é o milho, considerado menos eficiente e que precisa de uma maior área agricultável.

Além desses recursos, também podem ser utilizados o sorgo, a mamona, a beterraba e outros vegetais. Continue nos seguindo em nossas redes sociais. Em nossos próximos posts falaremos um pouco sobre os principais biocombustíveis utilizados em nosso país e como sua utilização, aliada a manutenção preventiva e controle de emissão de poluentes, impactam positivamente o meio ambiente.

Voltar para UM LUGAR CHAMADO TRÂNSITO