Por definição, o eixo elétrico auxiliar é aquele dotado de um dispositivo elétrico, contendo sistema de regeneração de energia cinética, a qual é convertida em torque auxiliar à combinação de veículos, sem
Eixo elétrico: o que é, e quais suas características
Por definição, o eixo elétrico auxiliar é aquele dotado de um dispositivo elétrico, contendo sistema de regeneração de energia cinética, a qual é convertida em torque auxiliar à combinação de veículos, sem substituir o sistema de tração principal. Esse eixo é um
sistema auxiliar de tração, permanecendo a impossibilidade do semirreboque circular por meios próprios, necessitando ainda do caminhão-trator a sua frente.
De acordo com a Resolução Contran 956/22 e seu anexo, esse tipo de equipamento precisa atender alguns requisitos, como:
✓ A potência total do eixo auxiliar não pode ser superior à potência do cavalo mecânico, exceto quando se tratar de um veículo off road, desde que não utilize nenhuma via pública.
✓ Deverá contar com sistemas de segurança, evitando descargas elétricas, aceleração em caso de acidente ou quando o caminhão estiver estacionado, e também com um sistema inteligente que entenda quando o caminhão está subindo ou descendo, para evitar que haja aceleração em descidas ou que o sistema faça a regeneração de energia quando o caminhão estiver subindo.
✓ O sistema também precisará ser desativado completamente caso seja detectado que o ângulo entre o cavalo-mecânico e o implemento possa provocar instabilidade dinâmica no conjunto, como por exemplo, em curvas fechadas e garantir que nenhum sistema auxiliar de segurança tenha sua funcionalidade afetada.
✓ A energia recuperada pelo eixo elétrico auxiliar também poderá ser usada para alimentação de sistemas auxiliares, como unidades de refrigeração e dispositivos de aquecimento que possam estar instalados no implemento.
Voltar para UM LUGAR CHAMADO TRÂNSITO