• Agênci Covere
  • 18/06/2024

Filtro de óleo: quando trocar? | <p>Uma das manutenções mais comuns e essenciais em um automóvel é a troca do óleo do motor. O óleo lubrifica as partes móveis, evitando que o atrito entre as peças eleve a temperatura a níveis perigosos e nocivos.<br /> ‌<br /> Al

Filtro de óleo: quando trocar?

<p>Uma das manutenções mais comuns e essenciais em um automóvel é a troca do óleo do motor. O óleo lubrifica as partes móveis, evitando que o atrito entre as peças eleve a temperatura a níveis perigosos e nocivos.<br />
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Além da troca de óleo, é necessário substituir outros itens, como o anel do bujão, o filtro de ar e o filtro de óleo. No entanto, muitas pessoas negligenciam a troca do filtro de óleo para reduzir o custo da manutenção.<br />
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Uma das justificativas, inclusive por parte das oficinas, é que a vida útil do filtro de óleo é maior do que a do lubrificante. Alguns manuais recomendam a troca do filtro a cada 10 mil km.<br />
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A quilometragem recomendada é similar à troca da maioria dos lubrificantes. No entanto, há um detalhe importante: ao dirigir em centros urbanos congestionados, em baixas velocidades, o motor opera no chamado modo severo. Nesses casos, recomenda-se a troca a cada 5 mil km.<br />
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Muitas pessoas trocam o óleo do motor, mas deixam a substituição do filtro para a manutenção seguinte, considerando que ele ainda não completou o ciclo de 10 mil km. Embora essa prática possa parecer lógica, é um erro que pode sair caro.<br />
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A razão é simples: o filtro de óleo geralmente retém uma parte do lubrificante que é colocado no motor. Isso é evidente quando se remove o filtro; mesmo após o mecânico esgotar o óleo velho do cárter, ainda resta muito fluido dentro do filtro.<br />
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Assim, quando o filtro de óleo do motor não é substituído, o novo lubrificante será contaminado pelo óleo antigo. Este óleo vencido já não possui as mesmas propriedades e, além disso, os resíduos circulantes pelo bloco comprometem a lubrificação adequada de peças como anéis, pistões, bielas e mancais. Para piorar, o filtro de óleo antigo está cheio de impurezas que se misturarão com o lubrificante novo. Tudo isso pode reduzir a vida útil do motor.<br />
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Mas os riscos não param por aí: deixar de trocar o filtro de óleo pode causar um problema ainda maior. Suponhamos que o proprietário não tenha uma etiqueta com a especificação do lubrificante da última troca e também não se lembre da marca utilizada. Há o risco de o motor ser abastecido com um fluido diferente do anterior, resultando na mistura de lubrificantes distintos. Isso é perigoso, pois compromete as propriedades químicas do óleo e pode impedir que ele cumpra adequadamente sua função de lubrificar as peças do motor.<br />
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Assim, na tentativa de economizar um valor pequeno, o dono do carro corre o risco de fundir o motor e enfrentar uma conta gigantesca. Portanto, ao trocar o óleo do motor, sempre substitua o filtro. Combinado?😉</p>

Uma das manutenções mais comuns e essenciais em um automóvel é a troca do óleo do motor. O óleo lubrifica as partes móveis, evitando que o atrito entre as peças eleve a temperatura a níveis perigosos e nocivos.

Além da troca de óleo, é necessário substituir outros itens, como o anel do bujão, o filtro de ar e o filtro de óleo. No entanto, muitas pessoas negligenciam a troca do filtro de óleo para reduzir o custo da manutenção.

Uma das justificativas, inclusive por parte das oficinas, é que a vida útil do filtro de óleo é maior do que a do lubrificante. Alguns manuais recomendam a troca do filtro a cada 10 mil km.

A quilometragem recomendada é similar à troca da maioria dos lubrificantes. No entanto, há um detalhe importante: ao dirigir em centros urbanos congestionados, em baixas velocidades, o motor opera no chamado modo severo. Nesses casos, recomenda-se a troca a cada 5 mil km.

Muitas pessoas trocam o óleo do motor, mas deixam a substituição do filtro para a manutenção seguinte, considerando que ele ainda não completou o ciclo de 10 mil km. Embora essa prática possa parecer lógica, é um erro que pode sair caro.

A razão é simples: o filtro de óleo geralmente retém uma parte do lubrificante que é colocado no motor. Isso é evidente quando se remove o filtro; mesmo após o mecânico esgotar o óleo velho do cárter, ainda resta muito fluido dentro do filtro.

Assim, quando o filtro de óleo do motor não é substituído, o novo lubrificante será contaminado pelo óleo antigo. Este óleo vencido já não possui as mesmas propriedades e, além disso, os resíduos circulantes pelo bloco comprometem a lubrificação adequada de peças como anéis, pistões, bielas e mancais. Para piorar, o filtro de óleo antigo está cheio de impurezas que se misturarão com o lubrificante novo. Tudo isso pode reduzir a vida útil do motor.

Mas os riscos não param por aí: deixar de trocar o filtro de óleo pode causar um problema ainda maior. Suponhamos que o proprietário não tenha uma etiqueta com a especificação do lubrificante da última troca e também não se lembre da marca utilizada. Há o risco de o motor ser abastecido com um fluido diferente do anterior, resultando na mistura de lubrificantes distintos. Isso é perigoso, pois compromete as propriedades químicas do óleo e pode impedir que ele cumpra adequadamente sua função de lubrificar as peças do motor.

Assim, na tentativa de economizar um valor pequeno, o dono do carro corre o risco de fundir o motor e enfrentar uma conta gigantesca. Portanto, ao trocar o óleo do motor, sempre substitua o filtro. Combinado?😉

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