Com a valorização dos carros usados, que tiveram um aumento significativo em seus valores nos últimos anos, especialmente durante a pandemia, pela falta de veículos novos, o custo do IPVA também aumentou. No entanto, atualmente, o tributo pode apresentar uma ten
Desvalorização do usado irá baratear o IPVA 2024?
Com a valorização dos carros usados, que tiveram um aumento significativo em seus valores nos últimos anos, especialmente durante a pandemia, pela falta de veículos novos, o custo do IPVA também aumentou. No entanto, atualmente, o tributo pode apresentar uma tendência à redução, pois está ocorrendo uma estabilização e normalização do mercado dos carros usados.
Com essa normalização, a tendência é que os usados estejam valendo menos e por isso o IPVA 2024 provavelmente seja menor que o de 2023. Claro que podem haver exceções. Algum modelo pode até ter ser valorizado, mas considerando a regra geral, o tributo varia de 3% a 4% do valor venal do veículo e por se tratar de um imposto estadual, cada governo acaba adotando sua alíquota. Somente o IPVA do carro zero quilômetro não segue nenhuma tabela específica, sendo calculado com base no valor da nota fiscal de venda do automóvel.
Portanto, a perspectiva de uma diminuição no valor do IPVA para o ano de 2024 traz alívio para os proprietários de veículos, refletindo possíveis impactos positivos em seus orçamentos. Mas, é fundamental monitorar atentamente os desdobramentos econômicos e políticos, pois esses podem influenciar diretamente nas políticas tributárias, afetando, por conseguinte, as expectativas em torno do imposto veicular.
Voltar para UM LUGAR CHAMADO TRÂNSITO