• Agência Covere
  • 06/12/2023

Desvalorização do usado irá baratear o IPVA 2024? | <p>Com a valorização dos carros usados, que tiveram um aumento significativo em seus valores nos últimos anos, especialmente durante a pandemia, pela falta de veículos novos, o custo do IPVA também aumentou. No entanto, atualmente, o tributo pode apresentar uma ten

Desvalorização do usado irá baratear o IPVA 2024?

<p>Com a valorização dos carros usados, que tiveram um aumento significativo em seus valores nos últimos anos, especialmente durante a pandemia, pela falta de veículos novos, o custo do IPVA também aumentou. No entanto, atualmente, o tributo pode apresentar uma tendência à redução, pois está ocorrendo uma estabilização e normalização do mercado dos carros usados.</p>

<p>Com essa normalização, a tendência é que os usados estejam valendo menos e por isso o IPVA 2024 provavelmente seja menor que o de 2023. Claro que podem haver exceções. Algum modelo pode até ter ser valorizado, mas considerando a regra geral, o tributo varia de 3% a 4% do valor venal do veículo e por se tratar de um imposto estadual, cada governo acaba adotando sua alíquota. Somente o IPVA do carro zero quilômetro não segue nenhuma tabela específica, sendo calculado com base no valor da nota fiscal de venda do automóvel.</p>

<p>Portanto, a perspectiva de uma diminuição no valor do IPVA para o ano de 2024 traz alívio para os proprietários de veículos, refletindo possíveis impactos positivos em seus orçamentos. Mas, é fundamental monitorar atentamente os desdobramentos econômicos e políticos, pois esses podem influenciar diretamente nas políticas tributárias, afetando, por conseguinte, as expectativas em torno do imposto veicular.</p>

Com a valorização dos carros usados, que tiveram um aumento significativo em seus valores nos últimos anos, especialmente durante a pandemia, pela falta de veículos novos, o custo do IPVA também aumentou. No entanto, atualmente, o tributo pode apresentar uma tendência à redução, pois está ocorrendo uma estabilização e normalização do mercado dos carros usados.

Com essa normalização, a tendência é que os usados estejam valendo menos e por isso o IPVA 2024 provavelmente seja menor que o de 2023. Claro que podem haver exceções. Algum modelo pode até ter ser valorizado, mas considerando a regra geral, o tributo varia de 3% a 4% do valor venal do veículo e por se tratar de um imposto estadual, cada governo acaba adotando sua alíquota. Somente o IPVA do carro zero quilômetro não segue nenhuma tabela específica, sendo calculado com base no valor da nota fiscal de venda do automóvel.

Portanto, a perspectiva de uma diminuição no valor do IPVA para o ano de 2024 traz alívio para os proprietários de veículos, refletindo possíveis impactos positivos em seus orçamentos. Mas, é fundamental monitorar atentamente os desdobramentos econômicos e políticos, pois esses podem influenciar diretamente nas políticas tributárias, afetando, por conseguinte, as expectativas em torno do imposto veicular.

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