• Agência Covere
  • 19/04/2023

Pneus "riscados": perigosos e proibidos | <p>Por serem o único contato do veículo com o chão, os pneus são considerados uns dos itens de segurança mais importantes de um carro. Riscar ou frisar pneus é uma prática ilegal, normalmente realizada naqueles já bem gastos ou com desgastes de

Pneus "riscados": perigosos e proibidos

<p>Por serem o único contato do veículo com o chão, os pneus são considerados uns dos itens de segurança mais importantes de um carro. Riscar ou frisar pneus é uma prática ilegal, normalmente realizada naqueles já bem gastos ou com desgastes desiguais em sua banda de rodagem (mais gastos na parte de dentro e/ou de fora).</p>

<p>Esse "serviço" é feito por uma máquina parecida com uma pistola, com uma pequena lâmina que aquece e remove porções da borracha. Ao aprofundar os sulcos de um pneu velho, se reduz ainda mais a espessura da borracha.</p>

<p>Além de comprometer a segurança em curvas e frenagens, a riscagem deixa a estrutura metálica do pneu mais vulnerável a buracos, pedras e imperfeições do piso. Dessa forma, há risco muito maior de um pneu riscado estourar, levando à perda de controle do veículo e, consequentemente, a um possível acidente grave.</p>

<p>Por isso, circular com pneus riscados é infração grave, passível de multa e apreensão, além de comprometer consideravelmente a segurança dos ocupantes do veículo e de terceiros. Apesar de todo perigo que estes pneus representam, ainda existem diversas borracharias que os comercializam. Consumidores desavisados, distraídos ou mal informados acabam comprando esse tipo de pneu pensando estar fazendo um bom negócio, quando na verdade estão andando com uma "bomba relógio" em seu carro.</p>

Por serem o único contato do veículo com o chão, os pneus são considerados uns dos itens de segurança mais importantes de um carro. Riscar ou frisar pneus é uma prática ilegal, normalmente realizada naqueles já bem gastos ou com desgastes desiguais em sua banda de rodagem (mais gastos na parte de dentro e/ou de fora).

Esse "serviço" é feito por uma máquina parecida com uma pistola, com uma pequena lâmina que aquece e remove porções da borracha. Ao aprofundar os sulcos de um pneu velho, se reduz ainda mais a espessura da borracha.

Além de comprometer a segurança em curvas e frenagens, a riscagem deixa a estrutura metálica do pneu mais vulnerável a buracos, pedras e imperfeições do piso. Dessa forma, há risco muito maior de um pneu riscado estourar, levando à perda de controle do veículo e, consequentemente, a um possível acidente grave.

Por isso, circular com pneus riscados é infração grave, passível de multa e apreensão, além de comprometer consideravelmente a segurança dos ocupantes do veículo e de terceiros. Apesar de todo perigo que estes pneus representam, ainda existem diversas borracharias que os comercializam. Consumidores desavisados, distraídos ou mal informados acabam comprando esse tipo de pneu pensando estar fazendo um bom negócio, quando na verdade estão andando com uma "bomba relógio" em seu carro.

Voltar para UM LUGAR CHAMADO TRÂNSITO