Por permitirem ganhos na carga transportada, dois tipos de composições são bastante vistas nas rodovias brasileiras: rodotrem e bitrem! Mas, você sabe a diferença entre esses equipamentos?
As duas possuem uma variedade de configurações, e
Rodotrem e Bitrem: qual a diferença?
Por permitirem ganhos na carga transportada, dois tipos de composições são bastante vistas nas rodovias brasileiras: rodotrem e bitrem! Mas, você sabe a diferença entre esses equipamentos?
As duas possuem uma variedade de configurações, e tem 7 ou 9 eixos, além de comprimento que pode chegar aos 30 metros. A grande diferença fica por conta do tipo de engate entre a primeira e segunda carreta.
O rodotrem usa uma dolly, um cambão com rodas. Fora do país, ele é chamado de A-Train, por conta do formato desse cambão, que, visto por cima, se parece com uma letra A.
Por sua vez, o bitrem não usa dolly. O acoplamento é feito diretamente entre o chassi da primeira carreta e o chassi da segunda, por meio de pino-rei e quinta roda.
Em outros países, em especial na Austrália, esse tipo de composição é chamada de B-Train, e o nome foi abrasileirado, se tornando o famoso bitrem.
📢 Quando equipado com 9 eixos, sendo três em cada carreta, ele é chamado de bitrenzão.
Voltar para UM LUGAR CHAMADO TRÂNSITO