• Grupo Ative
  • 06/10/2021

Multas | Conheça mais algumas multas curiosas presentes no CTB

Multas

 Algumas delas são bem curiosas:

✓ Andar com veículo desligado ou desengrenado, em declive - descer “na banguela” para tentar economizar um pouco do combustível não é permitido. Segundo o artigo 231, a infração é média e pode gerar multa e retenção do veículo

 ✓ Adesivar propagandas -
Colocar propagandas e adesivos também é um dos comportamentos que geram multas curiosas.De acordo com o artigo 111, parágrafo único: “é proibido o uso de inscrição de caráter publicitário ou qualquer outra que possa desviar a atenção dos condutores em toda a extensão do para-brisa e da traseira dos veículos, salvo se não colocar em risco a segurança do trânsito.

Por fim, um compilado de ações que você não pode realizar enquanto dirige (descritas no artigo 252, números I, II, V):
 ✓ Andar com o braço do lado de fora
✓ Carregar objetos no colo, à esquerda ou entre os braços e pernas
✓ Só usar uma mão no volante

Multas de trânsito nada mais são do que a punição financeira para condutores que apresentem comportamentos prejudiciais ao trânsito e têm como objetivo inibir que a prática se repita em outras ocasiões
Porém, o que chama atenção não são somente as multas curiosas, mas como os agentes devem fiscalizar algumas dessas infrações.
O que define, por exemplo, que um adesivo coloca em risco a segurança do trânsito? Como é que um policial provaria que o seu carro está desengrenado?
O que sabemos é que nosso trânsito é um dos mais violentos do mundo, portanto, é nosso dever (não somente para evitarmos prejuízos financeiros, mas principalmente pela segurança de todos) obedecer às leis, apesar de algumas serem no mínimo inusitadas!
 

Voltar para UM LUGAR CHAMADO TRÂNSITO

  • Grupo Ative
  • 29/09/2021

Multas | Infrações de trânsito: multas inusitadas que podem pesar no bolso

Multas

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), datado de janeiro de 1998, é um conjunto de regras cujo intuito, ao menos em sua concepção, é garantir um trânsito seguro. 
A lista de infrações passíveis de multa é extensa e algumas são no mínimo curiosas:


✓ Pneu "cantou"? Você pode ser multado. Arrancar com o carro de forma brusca, fazendo o pneu "cantar", pode te render uma multa extremamente salgada: trata-se de uma infração gravíssima (R$ 293,47 e sete pontos), mas com valor multiplicado por dez (R$ 2.934,70) e que resulta na suspensão do direito de dirigir e retenção do veículo.
Na verdade, a infração trata de "utilizar-se de veículo para demonstrar ou exibir manobra perigosa, mediante arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento, ou arrastamento de pneus". Até aí, tudo bem, já que situações do tipo realmente são perigosas e colocam a vida dos ocupantes do carro e de quem está fora dele em perigo.
O problema é a interpretação dos agentes de trânsito, o que pode render problemas sérios a quem, porventura, comete um descuido na hora de sair de um semáforo, em uma ladeira ou, ainda, acaba freando de forma brusca.


✓ Ultrapassar carros que estejam participando de cortejos fúnebres também não é uma opção e entra no time das multas curiosas.
A infração é considerada leve e está registrada no artigo 205, que diz que não se deve “ultrapassar veículo em movimento que integre cortejo, préstito, desfile e formações militares, salvo com autorização da autoridade de trânsito ou de seus agentes”. 




 

Voltar para UM LUGAR CHAMADO TRÂNSITO



Veja mais postagens

Faixas reflexivas

Qual a finalidade e em quais veículos é obrigatória

Veja mais




Como regularizar um veículo sinistrado?

Se sofreu danos de pequena monta, não há bloqueio e o veículo após ser reparado, pode voltar a trafegar normalmente.

Veja mais